A RESPOSTA VEM DO GREGO

As vezes para se achar a resposta, basta voltar às origens. Bem nas origens. Grave isto!


É tão comum alunos ao longo de suas vidas escolares, principalmente nos últimos anos do ensino fundamental se perguntarem: “Mas pra que eu preciso aprender isto?”.
Quando na ocasião fomos os ‘Agentes Questionadores’ citados acima, certamente ouvimos as mesmas respostas padrão que ainda hoje utilizamos: “Isto é importante para o seu futuro”.

"Ok, mas quanto tempo demora à chegar o prometido futuro, para que haja a aplicação dos ensinamentos até aqui?", indagaria o Agente.

O aluno é moldado ao longo de muitos anos, por um sistema que é diretamente conflituoso com a Aprendizagem. Um modelo chamado Escolástica, que imagino que você conheça, certo?

Em caso contrário, faça um exercício: Feche seus olhos, e lembre de seus tempos de colégio.

Pronto! Este também era o modelo escolar da época, onde alunos recebiam sempre o mesmo conteúdo através de um ‘ser único e detentor de toda a verdade’ chamado Professor (na época representado também pela figura dos bispos católicos), alinhados fileiras a fileiras. Não havia liberdade para o erro, pois as respostas incorretas eram expostas, corrigidas e o autor punido.

Será que com todo este cenário secular e com repressão de ideias, este até então aluno e futuro profissional de nossas empresas estaria apto a pensar? Sim, a pensar!

O pensamento é fundamental para a Aprendizagem, conforme aponta Piaget.

Tecnologias diversas e tendências são importantes. Muito importantes! Mas será que [apenas] estes recursos nos levam de fato a plena aprendizagem? Aquela que se mostra realmente relevante?

Lembrando que para que haja o fenômeno da Aprendizagem, o composto de três elementos é necessário. São eles: ATO, DURAÇÃO e EXPERIÊNCIA.

Se voltarmos ‘logo ali’ no século IV a.c, veremos que a proposta do filósofo Sócrates quanto a Dialética possui aplicabilidades adequadas às realidades atuais, pois ela aposta na troca entre mestre e alunos, sem hierarquia do Saber. Simples assim. Solução do grupo!

A chave da Aprendizagem é que ela seja SIMPLES para que seja consumida em qualquer local, meio e forma, RELEVANTE para que seja um match com sua necessidade atual, e DIVERTIDA.


A consequência? O PENSAR e FAZER PELO PROPÓSITO!


Curta também esse post no LinkedIn https://www.linkedin.com/pulse/resposta-vem-do-grego-leonardo-carvalho/


Léo Carvalho
Aprendente e curioso em tempo integral. Faço da aprendizagem meu principal propósito de vida
Trainer I Palestrante I Consultor I Mentor
5 visualizações0 comentário